top of page
Foto do escritorMarcolina Piracicab

Feira sem propaganda é como uma festa que não tem convidado.




Costumo dizer sempre: a diferença entre uma Feira de sucesso, com resultados financeiros, com clientes interessados, cheia de energia e calor humano: está diretamente ligado ao volume (quantidade) de publicidade que os promotores do evento realizam. Se você faz um bolo delicioso, prepara um ambiente, decora, arruma e não chama nenhum amigo, com certeza o bolo irá sobrar sobre a mesa. Essa é a realidade uma Feira onde os promotores não divulgam, falta público. Cansei de ser vítima desse tipo de mentalidade. Não precisa divulgar, todo mundo já sabe, é tradição na cidade! Durante muitos anos, participando de Feiras, como proprietária de uma confecção de moda feminina, fui a dezenas dessas Feiras.

Cansei de pedir a esses promotores o plano de mídia para divulgar a Feira e nunca recebi.

Até que resolvi organizar uma Feira! Era uma época difícil, eu só ouvia promotores dizendo: o " é...o povo tá sem dinheiro!!! Mas em nossa primeira Feira, nós expositores vendemos tanto, que faltou mercadoria!!! Se para reunir fabricantes e realizar a primeira Feira tive que dar garantias, na segunda, que aconteceu na cidade de Botucatu, tivemos fila de espera. Quando voltei para nossa confecção, recebíamos ligação de expositores de todo Brasil, pedindo outras Feiras, oferecendo espaços e cidades.

Não era nosso propósito abandonar nossa confecção, porque sempre produzimos uma moda bonita, produtos de qualidade. Mas por necessidade começamos realizando algumas feiras, que logo chegaram a 25 eventos no ano. Uma loucura.

Havia apenas uma diferença entre nossas Feiras e a maioria das demais. Para cada feira havia uma forte campanha publicitária.

Na nossa Feira de Verão na cidade de Matinhos, não é diferente. Embora esse não seja o critério de escolha de muitos empresários, a verdade é que os mais bem sucedidos são aqueles que avaliam o trabalho de publicidade que é realizado pelo promotor da Feira na hora de escolher onde colocará seus produtos à venda.

Muitas vezes acompanhei outros eventos realizados em seguida ao nosso às vezes até no mesmo local, no intuito de aproveitar a midia, mas... nada.

O nosso único capital é o tempo. O tempo determina nossa vida. É nosso bem mais precioso. Tanto é que medimos nossa vida em anos, dias, meses.

Para os pequenos empresários o tempo é produto mais precioso ainda. Por essa razão quando fazemos nossas escolhas precisamos analisar para onde elas estão nos conduzindo.

Nada é mais desanimador que sentir que estamos fazendo parte de uma experiencia fracassada. E uma Feira sem propaganda com certeza é uma experiência fracassada. È uma festa sem convidados.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page